sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CRUZADA DA INTERNET DO BEM

PARTICIPE, CONVIDANDO MAIS CINCO A PARTICIPAREM! 

ONDA DE SUICÍDIO 

Entender o suicídio é tarefa para filosofia, teologia, psicologia, sociologia e seus desdobramentos. Tratamento de ideias suicidas é tarefa de psiquiatria, psicoterapia. 

Quero apenas expressar minha experiência, que não explica nem leva ao entendimento: é puro SENTIMENTO.  

Destaco a ideação suicida como SINTOMA da depressão maior. Se é sintoma, independe da pessoa, depende única e exclusivamente da doença, como a febre depende da infecção. A pessoa não deseja, não quer a ideação suicida, como a pessoa infectada não quer a febre. 

A ideação é obsessiva e compulsiva, avassaladora, domina o consciente com toda a vitalidade de TANATOS, tornando-se mais do que um sintoma: é paixão indesejável, incontrolável, culminando com o ato do suicídio. 

A pessoa não se suicida, apenas MORRE DE SUICÍDIO, como se morre de hemorragia ou de febre a esclarecer! 

Até que ponto ela é responsável, se são forças inconscientes, todo o arsenal do instinto da morte (Tanatos) contra o instinto da vida (Eros)? 

Se pudéssemos sentir com eles, mais do que entender ou explicar, então morreríamos com eles, de compaixão, de misericórdia. Que funesta paixão (sintoma) produzida pela depressão, para a qual nunca alcançaremos suficiente compaixão.  

A depressão é a pior doença da medicina: pouco valorizada, pois a depreciam, afirmando que é fraqueza, pecado ou covardia. Daí o descuido dos parentes e amigos daquele que sofre da doença DEPRESSÃO.  

Ela é exageradamente humilhante, que leva o ser humano ao sofrimento tão insuportável que só o suicídio teria o poder de resolver. É o que sente e pensa o SOFREDOR! 

A solidariedade, a compaixão, a atenção de cada um poderão evitar o SOFREDOR a cometer o suicídio. 

Encaminhar o SOFREDOR ao seu MÉDICO, ao PSICÓLOGO, ao PSIQUIATRA sem perda de tempo, enquanto há tempo. Sem criminosos preconceitos, que disparam o desenlace fatal, por OMISSÃO DOS CORRESPONSÁVEIS PELO SUICÍDIO. 

As conquistas farmacológicas, a psiquiatria, estão ao ALCANCE de TODOS QUE QUEREM EVITAR O SUICÍDIO. Basta agir, buscar. 

É um alerta a líderes religiosos, a parentes e amigos. O "suicídio" tem cura se tratado por psiquiatra, antes de ele acontecer. É doença, antes de ser fraqueza, covardia, pecado, possessão demoníaca. Cabe ao médico psiquiatra tratá-lo e não a qualquer líder, orientador, conselheiro, padre, pastor ou rabino. Cada qual tem a sua autoridade dentro de sua área, mas só o médico tem autoridade e responsabilidade para tratar das doenças que provocam o suicídio. 

Respeitar essa autoridade médica é o primeiro passo para evitar essa onda de suicídio. 

Aqui, os outros, por mais bem intencionados, não passam de curiosos ou omissos! 

Só assim poderemos baixar essa onda de suicídio. 

Reflexão: até que ponto, a sociedade como um todo, é corresponsável pelo suicídio? Até que ponto, você, como indivíduo, é também corresponsável? 

Então? Conscientizar, mudar e agir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário