sexta-feira, 25 de outubro de 2013

CRUZADA INTERNET DO BEM

O LAR: ACADEMIA DO CIDADÃO

( CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA ANTERIOR DE 18/10 )

HOJE APRESENTAREMOS:

OS PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE E DA AUTORIDADE 

Afirmamos anteriormente que os princípios da responsabilidade e da autoridade são vivenciados, primeiramente no lar real e não no lar virtual.

A primeira questão é avaliar a RESPONSABILIDADE DE CADA UM: esposo e esposa responsáveis estruturam um lar responsável.

Sem responsabilidade conjugal a autoridade dos pais fica seriamente comprometida diante dos filhos.

Simplifiquemos toda essa matéria de responsabilidade e autoridade lembrando-nos de alguns conceitos bem conhecidos: UM DECÁLOGO DA RESPONSABILIDADE.

1º - Filho dá trabalho; quem não quiser ter este trabalho, não tenha filho.
2º - Casamento nenhum dá certo, se não houver esforço de cada cônjuge para dar certo.
3º - Respeitar as diferenças naturais de cada um, e aprender a conviver com essas diferenças desde que elas sejam saudáveis.
4º - Valorizar as identificações conjugais de fé; de cultura; de sentimentos; de vontade; de desejos e preferências.
5º - Felicidade é um estado de satisfação espiritual, mental, física, social ou ecológica.
6º - Toda decisão pessoal, na vida conjugal, deve basear-se em três estágios racionais: 
PRIMEIRO: EU QUERO. 
SEGUNDO: EU POSSO?     
TERCEIRO: EU DEVO?
Nem tudo o que eu quero eu posso; Nem tudo o que eu quero e posso eu devo realizar.
A Economia atual estimula o "EU QUERO". Os Financiamentos estimulam o 'EU POSSO". Mas a sua sabedoria decide se você deve realizar o que você quer e o que você pode.
7º - Felicidade é produto de escolhas certas e correção de coisas erradas: não é de graça. Exige muito mais esforço de SI MESMO do que esforço do outro ou boa vontade do ambiente.
8º - "A vida é mudança, eterna mudança" já afirmava o filósofo pré-socrático Heráclito.
9º - Eu afirmo: Mudança para o Bem ou para o Mal: Você escolhe a daí se torna responsável pelas suas escolhas.
10º - Responsabilidade é a capacidade de responder por nossas atitudes, comportamentos, conduta e valores. Escolher ser feliz é responsabilidade de cada um; Não ficar apenas na dependência do OUTRO OU DAS CIRCUNSTÂNCIAS PARA SER FELIZ.

Ninguém é vítima do outro sem consentir ser vítima de si mesmo, em relação a felicidade.

RESUMINDO TODO ESSE DECÁLOGO DE RESPONSABILIDADE: 

Cada um vivendo a sua responsabilidade conquista a sua autoridade para educar o seu filho 
VIVER SUA VIDA INTERIOR DE QUALIDADE, MESMO SEM TER A QUALIDADE DE VIDA EXTERIOR, QUE DEPENDE DE TUDO E DE TODOS. ISTO É FELICIDADE.

( continua na próxima publicação )

Nenhum comentário:

Postar um comentário